“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
Palavras-chave:
Educação do Campo, Trabalho, Luta pela TerraResumo
Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira.