A FAMÍLIA, TAL COMO ELA É, NOS DESENHOS DE CRIANÇAS / The family, as it is, through children’s drawings

Autores

  • Maria Aparecida Moraes Silva UFSCar
  • Beatriz Medeiros Melo UFSCar
  • Andréia Peres Appolinário

Palavras-chave:

Família, Desenhos de crianças, Trabalhadores rurais

Resumo

A partir da década de 1960, assistiu-se à vinda de milhares de trabalhadores de várias áreas do país para as cidades da região de Ribeirão Preto/SP, em busca de trabalho nas lavouras de café, cana e laranja. Essa migração foi responsável pelo surgimento de bairros periféricos habitados por trabalhadores rurais que vivem nas cidades e trabalham no campo. Na década de 1990, em virtude do processo de reestruturação produtiva, da precarização e do desemprego, a situação social dos trabalhadores se agravou muito. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos desse processo sobre as famílias, a partir das representações das crianças, por meio dos seus desenhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Moraes Silva, UFSCar

Professora livre-docente, visitante do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar e colaboradora do PPG/Geografia/UNESP/PP. Pesquisadora do CNPq.

Endereço: Maria Aparecida de Moraes Silva

Rua José de Alencar, 335

Vila Costa do Sol

13566-000 São Carlos/SP

Tel: (16) 3361-7525; 3361-3719

 

Beatriz Medeiros Melo, UFSCar

Doutora em Sociologia pela UFSCar

Andréia Peres Appolinário

Bolsista de AT do CNPq até 2010

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

SILVA, M. A. M.; MELO, B. M.; APPOLINÁRIO, A. P. A FAMÍLIA, TAL COMO ELA É, NOS DESENHOS DE CRIANÇAS / The family, as it is, through children’s drawings. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 153–186, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9052. Acesso em: 18 abr. 2024.