ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA: DIMENSÕES DO PROBLEMA E EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO / Contemporany slavery: the dimensions of the problem and education for prevention
Palavras-chave:
Trabalho escravo contemporâneo, Educação, Direitos HumanosResumo
O trabalho escravo no mundo atinge (diretamente) a cifra de 20,9 milhões de pessoas, somente no que se refere à economia privada, conforme dados publicados pela Organização Internacional do Trabalho, no mês de junho de 2012. A porcentagem estimada de homens e mulheres - crianças e adultos - escravizados em atividades econômicas, especialmente ligadas à agricultura, à construção civil, ao trabalho doméstico e à manufatura, em todos os continentes, é de 68%. No Brasil, o crime está capitulado no artigo 149 do Código Penal Brasileiro e diferentes iniciativas vêm sendo tomadas pela sociedade e, instados por esta, também por órgãos dos governos. Ações de caráter educativo vêm sendo empreendidas no Brasil com vistas ao combate a essa situação, a partir de concepções da educação como processo histórico essencial à própria construção da humanidade dos seres humanos e enquanto processo que pode libertar, na medida em que possibilita aos educandos o pensamento crítico e sua autoconsciência enquanto sujeitos de direitos humanos. O artigo apresenta e comenta a experiência do Programa "Escravo, nem pensar!", da ONG Repórter Brasil.