DO RESGATE HISTÓRICO DOS ENSAIOS DAS PEDAGOGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS À URGÊNCIA DE SUA RETOMADA / Of the historical redeem in essays of counter-hegemonic pedagogies and your resumption

Autores

  • Débora Daracelli Braga de Almeida Mendonça Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Palavras-chave:

Pedagogias críticas, Tendência crítico-reprodutivista, Emancipação humana

Resumo

O presente estudo teve como objetivo explicitar os antecedentes das pedagogias contra-hegemônicas, partindo das tendências crítico-reprodutivistas, bem como discorrer sobre os ensaios das pedagogias críticas até chegarmos à sua crise e à ascensão do neoliberalismo e da pós-modernidade. Apoiamo-nos na abordagem do materialismo histórico-dialético, que tem como escopo a transformação da sociedade e a ruptura do sistema capitalista. As teorias crítico-reprodutivistas, ao exporem a constituição funcional da escola, ajudaram a compreender a dinâmica da educação e, apesar de elas não empreenderem a ruptura das práticas educativas hegemônicas, forneceram indicativos para que novas concepções pudessem surgir. Já as pedagogias críticas, apesar da sua variedade, todas visavam a um projeto educacional emancipatório. Tem-se que o atual, na década de 1990 até os nossos dias, era/é discutir temas referentes à pós-modernidade e propor o abandono da luta contra a alienação e submissão que o sistema capitalista ocasiona. Diante dos expostos, torna-se imprescindível a retomada das pedagogias contra-hegemônicas que contribuam para a emancipação humana e a superação da sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Daracelli Braga de Almeida Mendonça, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Atualmente é mestranda em Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN - 2012/2014). Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Três Lagoas-MS. Participa do Grupo de Estudos Nucleados do Trabalho e Educação - GENTE, no qual participou do Projeto de Pesquisa intitulado Análise das estatégias de qualificação dos trabalhadores para a chegada do novo complexo de fábricas em Três Lagoas/MS entre os anos de 2007 e 2009, na condição de bolsista de Iniciação Científica entre os anos de 2007/2008, com o plano de trabalho intitulado A chegada da fábrica e as ações das instituições de qualificação dos trabalhadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fábrica, trabalho, trabalho e educação, educação e moradores.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

MENDONÇA, D. D. B. de A. DO RESGATE HISTÓRICO DOS ENSAIOS DAS PEDAGOGIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS À URGÊNCIA DE SUA RETOMADA / Of the historical redeem in essays of counter-hegemonic pedagogies and your resumption. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 153–168, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9059. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS