ASPECTOS QUE POTENCIALIZAM A CONTAMINAÇÃO DO TRABALHADOR RURAL COM AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA / Aspects that potentiate the contamination of rural workers with pesticides: an integrative review

Autores

  • Ticyanna Kallynne Simões de Farias Mascarenha Faculdade Santa Maria
  • Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa Faculdade Maurício de Nassau, ESBJ

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Saúde do trabalhador rural, Contaminação

Resumo

O surgimento dos agrotóxicos veio proporcionar vários avanços ao comércio brasileiro, entretanto vem causando sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana, em especial, à saúde do trabalhador rural. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma revisão integrativa com o objetivo de sintetizar os aspectos que potencializam a contaminação do trabalhador rural aos agrotóxicos. Foi realizado estudo de revisão integrativa de literatura com dez artigos datados de 2005 a 2012, todos de conteúdo nacional, com a finalidade de ponderar essa bibliografia e retirar conhecimentos relevantes, concernentes aos fatores de riscos aos quais o trabalhador rural encontra-se exposto. A análise desses dez estudos evidenciou que a maioria das publicações a respeito do tema persiste em considerar as deficiências do aplicador como principais determinantes potencializadores da contaminação por agrotóxicos entre moradores do meio rural. Porém, alguns estudos buscam compreender suas origens e aludem essa problemática à deficiência das políticas públicas. Nesse sentido, atestam que os principais fatores responsáveis pelos níveis de contaminação encontrados atualmente são a inexistência de uma política mais efetiva de fiscalização / controle / acompanhamento / aconselhamento técnico adequado e educação continuada acerca do assunto com os profissionais de saúde e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticyanna Kallynne Simões de Farias Mascarenha, Faculdade Santa Maria

Mestranda em Sistemas Agroindustriais na UFCG, Pombal/PB; Especialização em Saúde do Trabalhador e Graduação em Enfermagem, ambos pela Faculdade Santa Maria (FSM). Professora da Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho da FASP e do Instituto Tecnológico da Paraíba (ITEC-PB), Enfermeira da ESF de Marizópolis/PB.

Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Faculdade Maurício de Nassau, ESBJ

Doutoranda em Psicologia pela UFRN; Mestrado em Saúde Coletiva e Graduação em Psicologia, ambos pela UEPB. Professora Assistente da UNESC/PB e da Faculdade Maurício de Nassau/ESBJ.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

MASCARENHA, T. K. S. de F.; PESSOA, Y. S. R. Q. ASPECTOS QUE POTENCIALIZAM A CONTAMINAÇÃO DO TRABALHADOR RURAL COM AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA / Aspects that potentiate the contamination of rural workers with pesticides: an integrative review. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 87–103, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9061. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS