O FAZER DO PROFESSOR NA REDE DE ATIVIDADES DO COTIDIANO ESCOLAR / The teaching practice in the network of daily school activities

Autores

  • Hermínia Maria Martins Lima Silveira UFMG

Palavras-chave:

Rede Atividade, Ações, Fazer docente

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como foco de investigação o fazer do professor na rede de atividades do cotidiano escolar, sem perder de vista a complexidade que envolve a atividade docente. À luz de uma abordagem discursiva, fundamentada em teorias de Bakhtin (1992; 2003), além de Silva & Matencio (2005, 2010), em diálogo com Leontiev (2004, 2006), pretende-se construir um aparato teórico capaz de contribuir para uma reflexão relacionada ao processo de ensino/aprendizagem, entendendo que a forma como o professor agencia e gerencia os elementos que compõem a sua rede de atividades implica marcadamente para a construção das suas práticas pedagógicas e do seu saber-fazer profissional. Dessa forma, na tentativa de explicitar traços característicos do trabalho docente, são apresentados dados do corpus de uma aula de Língua Portuguesa que nos permitem verificar que o fazer do professor é constituído de múltiplos saberes e materializado em atividades didático-discursivas em que as ações que organizam esse fazer são moldadas, reguladas pela situação real de manifestação das atividades num diálogo entre o social e o individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermínia Maria Martins Lima Silveira, UFMG

Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso pela Faculdade de Letras da UFMG; Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Pucminas; Graduada em Letras com Especialização em Língua Portuguesa pela Pucminas, Especialização em Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2014-02-10

Como Citar

SILVEIRA, H. M. M. L. O FAZER DO PROFESSOR NA REDE DE ATIVIDADES DO COTIDIANO ESCOLAR / The teaching practice in the network of daily school activities. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 87–98, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9066. Acesso em: 2 dez. 2021.