POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM SÃO PAULO: O ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL / Public policies of education and precarious work in São Paulo, Brazil: abandonment of the teaching profession state public
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Precarização do Trabalho, Abandono da Profissão Docente.Resumo
A crise educacional na rede pública estadual tem relação com a prática docente pela ausência de políticas públicas governamentais que estimulem a permanência no quadro do magistério. Muitos professores acabam por adoecer e abandonar a profissão no início da carreira, seja pelos desafios cotidianos, seja pela falta de perspectiva nas condições de trabalho e salário. O abandono definitivo da carreira docente é uma medida mais eficiente do que a acomodação, por exemplo, pois implica o desprendimento total da prática de dar aulas ao invés do seu prejuízo. Assim, a evasão de professores da rede pública de ensino, além de não ser exatamente uma solução para os próprios docentes, já constitui um problema social que afeta diretamente o alunado e a qualidade do ensino público no país. Com essa grande dimensão, trata-se então de uma questão sobre a qual ainda há muito a ser discutido, em especial pelas reformas neoliberais nas políticas de governos locais, como no caso de São Paulo a partir da transferência de responsabilidade da gestão educacional do Estado para a escola.