POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM SÃO PAULO: O ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL / Public policies of education and precarious work in São Paulo, Brazil: abandonment of the teaching profession state public

Autores

  • Márcia Regina Saltini Prefeitura de São Paulo
  • Aline Gomes Vidal Prefeitura de São Paulo
  • Afonso Soares Oliveira Sobrinho FADISP

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Precarização do Trabalho, Abandono da Profissão Docente.

Resumo

A crise educacional na rede pública estadual tem relação com a prática docente pela ausência de políticas públicas governamentais que estimulem a permanência no quadro do magistério. Muitos professores acabam por adoecer e abandonar a profissão no início da carreira, seja pelos desafios cotidianos, seja pela falta de perspectiva nas condições de trabalho e salário. O abandono definitivo da carreira docente é uma medida mais eficiente do que a acomodação, por exemplo, pois implica o desprendimento total da prática de dar aulas ao invés do seu prejuízo. Assim, a evasão de professores da rede pública de ensino, além de não ser exatamente uma solução para os próprios docentes, já constitui um problema social que afeta diretamente o alunado e a qualidade do ensino público no país. Com essa grande dimensão, trata-se então de uma questão sobre a qual ainda há muito a ser discutido, em especial pelas reformas neoliberais nas políticas de governos locais, como no caso de São Paulo a partir da transferência de responsabilidade da gestão educacional do Estado para a escola.

Biografia do Autor

  • Márcia Regina Saltini, Prefeitura de São Paulo
    Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela PUC-SP. Professora do Ensino Médio no Colégio Danthe Alighieri, São Paulo.
  • Aline Gomes Vidal, Prefeitura de São Paulo
    Licenciatura e Bacharelado em História pela USP. Professora de História da Rede Pública Municipal de São Paulo
  • Afonso Soares Oliveira Sobrinho, FADISP
    Doutorando em Direito pela FADISP. Advogado. Membro da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI)

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Publicado

2014-05-17

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM SÃO PAULO: O ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL / Public policies of education and precarious work in São Paulo, Brazil: abandonment of the teaching profession state public. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 99–117, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9072. Acesso em: 20 jul. 2025.

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