EDITORIAL

Autores

  • Rosely Carlos Augusto UEMG
  • A. Vitor Guimarães

Palavras-chave:

Dossiê, Trabalho e educação, Campo

Resumo

Sair da ideia e torná-la obra "leva tempo e pede liberdade". Assim me descreveu o processo de aprendizagem um camponês, assentado nos gerais do Norte de Minas. Da mesma forma, a ideia deste Dossiê Trabalho e educação: diversidade e lutas sociais no campo foi explicitada no decorrer do VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação - NETE, da FaE/UFMG, no final de agosto de 2011. A temática do Simpósio foi Trabalho, política e formação humana: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público e, na ocasião, chamamos a atenção para o crescimento de um movimento nacional por uma educação do campo, que vem buscando, nas duas últimas décadas, superar a invisibilidade histórica da temática do trabalho na agricultura e da educação na realidade do campo brasileiro. Podemos dizer que há uma identidade teórica e política do movimento nacional por uma educação do campo, que busca articular as lutas camponesas por terra e a reforma agrária com suas experiências de educação escolar e não-escolar, com a perspectiva apontada na história da criação do NETE, também inaugurada na década de 90.

 

Biografia do Autor

  • Rosely Carlos Augusto, UEMG

    Doutora em Educação, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Educadora Popular da Rede de Educação Cidadã.

  • A. Vitor Guimarães
    Doutorando em Educação pela FaE/UFMG, Professor do Cefet-MG

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Como Citar

EDITORIAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 7–13, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9094. Acesso em: 19 dez. 2024.

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