INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Marília Gouvêa de Miranda CEFET-MG

Palavras-chave:

Inteligência, Psicologia, Conhecimento

Resumo

A inteligência é um dos conceitos mais estudados e discutidos do último século. Foi temática fundamental no período de emergência e consolidação da psicologia moderna, uma vez que, a partir das últimas décadas do século passado, a questão do conhecimento deixaria de ser um problema específico da filosofia, para se converter em um objeto dessa novíssilna ciência chamada a dizer como se dão os processos individuais de aquisição do conhecimento. O eixo da questão se deslocava da apreensão do sujeito coletivo, no processo de conhecimento, para o ser particularizado, indivíduo empírico que aprende. Estava posta em questão, portanto, a explicação da cognição do indivíduo empírico, a sua inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Gouvêa de Miranda, CEFET-MG

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Católica de Goiás (UCG).

Downloads

Como Citar

MIRANDA, M. G. de. INTELIGÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 4, p. 63–75, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9099. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS