PARTICIPAÇÃO E QUALIFICAÇÃO: UMA NOVA SINCRONIA DA GESTÃO

Autores

  • Solange Maria Pimenta FACE/UFMG

Palavras-chave:

Gestão, Globalização, Participação

Resumo

O novo modelo de gestão de empresas, estruturado no contexto da globalização e da reestruturação produtiva, contém um elemento estratégico crucial: a participação. Essa se operacionaliza pela formação de uma rede de grupos participativos nas empresas, sob a coordenação dos gestores. Este texto objetiva analisar essa estratégia numa perspectiva interdisciplinar a partir da Administração, Sociologia do Trabalho e Educação, destacando sua funcionalidade em duas vias: a participação como um processo educativo e, simultaneamente, como uma nova modalidade de apropriação do conhecimento tácito dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Maria Pimenta, FACE/UFMG

Doutora em Sociologia pela Université Paris I, Panthéon, Sorbonne. Professora da Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Consultora Organizacional e de Pós-Graduação. Coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre Gestão, Trabalho, Educação e Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (GETEC). Suas áreas de interesse em pesquisa são sociologia do trabalho, sociologia do desenvolvimento, organizações públicas, fatores humanos no trabalho e gestão de pessoas nas organizações.

Endereço: Rua Itacolomi, 22, Mangabeiras, Belo Horizonte, MG, Brasil, CEP 30210-390.

Downloads

Como Citar

PIMENTA, S. M. PARTICIPAÇÃO E QUALIFICAÇÃO: UMA NOVA SINCRONIA DA GESTÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 4, p. 99–114, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9101. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.