CONCEPÇÃO POLITÉCNICA DE ENSINO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA DA EPSJV/FIOCRUZ

Autores

  • Júlio César França Lima FIOCRUZ/EPSJV

Palavras-chave:

Politecnia, Educação, Trabalho

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a formação técnica no campo da Ciência e Tecnologia em Saúde na EPSJV/FIOCRUZ, implantado há dez anos. Discute as bases de sua organização, tendo como referência a concepção politécnica de ensino ou o trabalho como princípio educativo. Por último, aponta as perspectivas de formação dos trabalhadores em saúde, a partir da reforma educacional implantada pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada pelo parlamento brasileiro em dezembro de 1996.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César França Lima, FIOCRUZ/EPSJV

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1994) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, políticas de educação e saúde, trabalhadores técnicos em saúde e trabalho em saúde.

Downloads

Como Citar

LIMA, J. C. F. CONCEPÇÃO POLITÉCNICA DE ENSINO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA DA EPSJV/FIOCRUZ. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 4, p. 185–204, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9105. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.