PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA-AÇÃO: ENTRE A METODOLOGIA E A VISÃO DE MUNDO, PARTICIPAÇÃO E CO-DETERMINAÇÃO / Participation in action research: between the methodology and worldview, participation and co-determination

Autores

  • Marianne Kristiansen
  • Jorgen Bloch-Poulsen

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Codeterminação, Consultoria

Resumo

O artigo trata da pesquisa-ação de diálogo em organizações e tem por objetivo focalizar diferenças no entendimento do conceito participação e no modo de se praticar este conceito. Parte-se da hipótese de que os colaboradores sabem onde estão as dificuldades e que também possuem um potencial de inovação latente que pode ser liberado por meio do diálogo e daí fazer emergir diversas competências diferentes. É utilizado, por meio da atitude crítico-reflexiva, um projeto de pesquisa-ação organizacional e de diálogo, conduzido no momento pela equipe, realizado numa instituição infantil, em um centro de idosos e na escola de auxiliares sociais e de enfermagem de Silkeborg, na região central da Dinamarca, no período de 2011 a 2013. Em cada organização, a cooperação durou um ano. Os resultados revelaram que os projetos de pesquisa-ação não são apenas um design de processo; a liberação do potencial de inovação depende também das condições organizacionais estabelecidas, como: manejo das possibilidades políticas e econômicas, apoio da chefia, continuidade organizacional, a relação entre a operação e o desenvolvimento em uma dada cultura e as possibilidades de aprendizagem. Os dados revelados e o suporte da literatura da área sugerem a necessidade de se ir contra a tendência de se reduzir a pesquisa-ação a uma metodologia científica ou a um mero trabalho de consultoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Kristiansen

Professora Associada, Ph.D., do Departamento de Comunicação e Psicologia da Universidade de Aalborg, Dinamarca.

Jorgen Bloch-Poulsen

Professor Associado, Ph.D., do Departamento de Ensino e Filosofia da Universidade de Aalborg, Dinamarca.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

KRISTIANSEN, M.; BLOCH-POULSEN, J. PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA-AÇÃO: ENTRE A METODOLOGIA E A VISÃO DE MUNDO, PARTICIPAÇÃO E CO-DETERMINAÇÃO / Participation in action research: between the methodology and worldview, participation and co-determination. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 37–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9112. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS