A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO / Adult education and the world of work
Palavras-chave:
Educação de adultos, Trabalho, FormaçãoResumo
Neste artigo são discutidas as diferentes abordagens sobre a educação de adultos. Partindo do princípio de que a educação de adultos não está voltada somente para a formação para o mercado de trabalho, consideramos que ela constitui um local de aprendizagem sobre, para, durante e após o trabalho. Este trabalho aponta para a ênfase dada à noção de empregabilidade e de vocacionalização da educação, contrastando com as iniciativas formativas que tem como foco a emancipação dos trabalhadores. Para tal, trazemos à tona a experiência do Movimento dos Conselhos de Fábrica de Torino, que constitui um dos exemplos mais radicais sobre a tentativa de organizar e educar para uma democracia industrial que alterasse as relações sociais de produção. Tratamos também sobre movimentos de educação cooperativa realizados em Mondragón, na Espanha, Rochdale, na Inglaterra, Antigonish, no Canadá, e Porto, em Portugal, além das experiências de educação para autogestão da Iugoslávia e Malta.Downloads
Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
ARTIGOS
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A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO / Adult education and the world of work. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 15–35, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9123. Acesso em: 19 jan. 2025.