A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO / Adult education and the world of work

Autores

  • Leona English St. Francis Xavier University
  • Peter Mayo University of Malta

Palavras-chave:

Educação de adultos, Trabalho, Formação

Resumo

Neste artigo são discutidas as diferentes abordagens sobre a educação de adultos. Partindo do princípio de que a educação de adultos não está voltada somente para a formação para o mercado de trabalho, consideramos que ela constitui um local de aprendizagem sobre, para, durante e após o trabalho. Este trabalho aponta para a ênfase dada à noção de empregabilidade e de vocacionalização da educação, contrastando com as iniciativas formativas que tem como foco a emancipação dos trabalhadores. Para tal, trazemos à tona a experiência do Movimento dos Conselhos de Fábrica de Torino, que constitui um dos exemplos mais radicais sobre a tentativa de organizar e educar para uma democracia industrial que alterasse as relações sociais de produção. Tratamos também sobre movimentos de educação cooperativa realizados em Mondragón, na Espanha, Rochdale, na Inglaterra, Antigonish, no Canadá, e Porto, em Portugal, além das experiências de educação para autogestão da Iugoslávia e Malta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leona English, St. Francis Xavier University

Doutorado em Educação pela Universidade de Columbia (EUA) e em Filosofia pela University of Technology (AUS). Professora do Departamento de Educação de Adultos da Universidade St. Francis Xavier, Canadá.

Peter Mayo, University of Malta

Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Toronto (CA). Professor do Departamento de Estudos Educacionais da Universidade de Malta, Itália.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

ENGLISH, L.; MAYO, P. A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO / Adult education and the world of work. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 15–35, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9123. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS