UM ROBÔ, O TRABALHO E OS QUEIJOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PONTO DE VISTA DO TRABALHO / A robot, the work and the cheeses: some reflections on the point of view of the work

Autores

  • Jacques Duraffourg CNAM / Université de Grenoble I et II / Université Aix-en-Provence

Palavras-chave:

Trabalho, Atividade, Abordagem ergonômica do trabalho

Resumo

Através de histórias reais, coletadas na experiência como ergonomista na França, o autor discute questões tais como: o que é trabalhar? Quais são os saberes engendrados no próprio ato de trabalho? Como eles se constituem e se transmitem? Quais são os limites de um conhecimento sobre o trabalho que não prescinde de sua própria experiência? Ao longo do texto, vamos compreendendo melhor o quanto é central a experiência de trabalho para o funcionamento de qualquer empreendimento. Entretanto, o autor não visa apenas respostas teóricas a tais questões, pois é refletindo conosco sobre tais questões que nos alerta para a importância de conhecer o trabalho do ponto de vista da atividade daqueles que o realizam que podemos transformá-lo de um ponto de vista prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Duraffourg, CNAM / Université de Grenoble I et II / Université Aix-en-Provence

Ergonomista francês (1942-2008). Trabalhou com Alain Wisner no CNAM-Paris, onde obteve o "Diplôme d´Etudes Supérieure Technique" (DEST CNAM); exerceu a profissão de ergonomista durante toda sua vida ativa em vários escritórios franceses de consultoria em Ergonomia; lecionou no CNAM-Paris, nas Universidades de Grenoble I, Grenoble II e no Departamento de Ergologia da Universidade de Provence. É autor e co-autor de livros e artigos sobre Ergonomia da Atividade.

Downloads

Publicado

2013-08-04

Como Citar

DURAFFOURG, J. UM ROBÔ, O TRABALHO E OS QUEIJOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PONTO DE VISTA DO TRABALHO / A robot, the work and the cheeses: some reflections on the point of view of the work. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 37–50, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9133. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS