EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: UMA COMPLEXA RELAÇÃOl

Autores

  • Liliana Rolfsen Petrilli Segnini FE/UNICAMP

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Desenvolvimento

Resumo

Num país de 157 milhões de habitantes, onde a taxa de analfabetismo atinge 20,1% da população de 15 anos ou mais (IBGE, Informe Estatístico de 1996), é necessário ter cautela e bem circunscrever nossa argumentação para não correr o risco de ser irresponsável ou de ser interpretada de forma equivocada. Neste sentido, é bom salientar que este trabalho não está se referindo à educação, compreendida como um fim em si mesma, educação processo que nos permite tomar consciência de nós mesmos; de nossa trajetória histórica enquanto indivíduos, nação ou mundo; das contradições e desigualdades presentes na sociedade em que vivemos; de nossas especificidades culturais (sobretudo através do conhecimento do outro); das profundas desigualdades sociais existentes, concentração da terra e da renda, altas taxas de analfabetismo ao lado de violência e não direito à saúde, ausência de valores éticos que sustentam a solidariedade. Educação que não estabelece relação direta com o mundo do trabalho, é muito mais ampla, só possibilita desenvolvimento no bojo de políticas e ações concretas que rompam definitivamente com o quadro social e econômico apontado. Não é este o resultado da relação educação, trabalho e desenvolvimento que este trabalho enfoca.

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Como Citar

SEGNINI, L. R. P. EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: UMA COMPLEXA RELAÇÃOl. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 6, p. 14–46, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9165. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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