MUDANÇAS NA OCUPAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Márciio Pochmann IE/UNICAMP

Palavras-chave:

Formação profissional, Economia, Produção

Resumo

Desenvolve-se, desde a década de 1970, um complexo debate acerca das implicações que estariam ocorrendo em função da difusão de um novo paradigma técnico-produtivo e do acirramento da competição intercapitalista nas economias avançadas. A ruptura nas tradicionais normas de produção e concorrência seria. de tal ordem que evidenciaria uma mudança econômica estutural, responsável pela constituição de uma nova composição no emprego, com maior destaque para as ocupações profissionais superiores e diretivas. Neste cenário de fim de século, o mundo do trabalho tenderia a refletir as mutações técnico-produtivas, marcadas pela maior insegurança no emprego e elevada concorrência na população ativa. De certa forma, novos conhecimentos científicos e tecnológicos estariam associados às exigências empresariais de contratação de empregados com polivalência multifuncional, maior capacidade rnotivadora e habilídades laborais adicionais no exercício do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márciio Pochmann, IE/UNICAMP

Marcio Pochmann é professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas, é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Downloads

Como Citar

POCHMANN, M. MUDANÇAS NA OCUPAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 6, p. 48–71, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9166. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.