A DIALÉTICA ENTRE SEGURANÇA NORMATIZADA E SEGURANÇA AUTOGERIDA: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO E PESQUISA / The dialectic between regulated safety and self-managed safety: elements for discussion and research

Autores

  • Leo Vinicius Maia Liberato Fundacentro

Palavras-chave:

Resiliência, Segurança gerida, Segurança do trabalho

Resumo

A partir de uma revisão bibliográfica no campo da ergonomia, busca-se levantar o estado da arte sobre as relações entre segurança normatizada e segurança autogerida, assim como as questões suscitadas pela natureza dessas relações e as proposições e ideias para uma adequação entre ambas de modo a ampliar a segurança nos sistemas. As pesquisas na área mostram que as duas se comportam antinomicamente, podendo ser enquadradas no modelo dialético formulado por Proudhon, o qual nos ajuda a indicar respostas gerais para questões levantadas na literatura. A dialética entre segurança normatizada e segurança autogerida encontrada na literatura nos aproxima também do pensamento de Ivan Illich, e a partir dele propõe-se, como caminho ou objeto de pesquisas, a ideia de um umbral crítico de segurança normatizada e a introdução do conceito de "normas convivenciais".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leo Vinicius Maia Liberato, Fundacentro

Pós-doutorado pela USP, Doutorado e Mestrado em Sociologia Política, Bacharelado em Engenharia Química, os três pela UFSC. Tecnologista Júnior II da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

LIBERATO, L. V. M. A DIALÉTICA ENTRE SEGURANÇA NORMATIZADA E SEGURANÇA AUTOGERIDA: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO E PESQUISA / The dialectic between regulated safety and self-managed safety: elements for discussion and research. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 141–155, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9219. Acesso em: 14 abr. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS