O RETORNO DE EXPERIÊNCIA E O LUGAR DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL E EFICAZ / The return of experience and the place of the discussion spaces about the work: a possible and effective construction

Autores

  • Raoni Rocha Universidade de Bordeaux/ Certop
  • François Daniellou Universidade de Bordeaux
  • Vanina Mollo Certop, Maison de la Recherche

Palavras-chave:

Retorno de experiência, Segurança organizacional, Teoria dos espaços de discussão

Resumo

Este artigo aborda a eficiência do retorno de experiência nas empresas e sua construção a partir da implantação de espaços de discussão sobre a atividade real do trabalho. Nos últimos anos, o retorno de experiência tem se mostrado ineficaz em diversas organizações (DE LA GARZA; FADIER, 2007) e uma das maneiras de melhorar a sua qualidade está baseada na confrontação coletiva da atividade real (GAILLARD, 2005). Através de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma empresa francesa de distribuição de eletricidade, um espaço de discussão sobre a atividade real foi construído e formalizado com os trabalhadores, tendo por objetivo tornar visíveis os eventos significativos do campo e melhorar a qualidade do retorno de experiência. A partir dessa pesquisa-ação desenvolvida e dos resultados obtidos, o objetivo deste artigo é mostrar que a construção estruturada desses espaços pode trazer diferentes contribuições, não somente na segurança dos trabalhadores e do próprio sistema, como também na saúde do coletivo de trabalho e na performance da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raoni Rocha, Universidade de Bordeaux/ Certop

Doutorando em Ergonomia da Universidade de Bordeaux e do Centre d'Etude et de Recherche, Travail, Organisation et Pouvoir (CERTOP, Universidade de Toulouse).

François Daniellou, Universidade de Bordeaux

Professor na Ecole Nationale Superieure de Cognitique - Institut Polytechnique de Bordeaux, Departamento de Ergonomia.

Vanina Mollo, Certop, Maison de la Recherche

Mestre de conferências do Centre d'Etude et de Recherche, Travail, Organisation et Pouvoir (CERTOP, Universidade de Toulouse).

Downloads

Publicado

2014-03-06

Como Citar

ROCHA, R.; DANIELLOU, F.; MOLLO, V. O RETORNO DE EXPERIÊNCIA E O LUGAR DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL E EFICAZ / The return of experience and the place of the discussion spaces about the work: a possible and effective construction. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 61–74, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9230. Acesso em: 6 dez. 2021.