A NATUREZA DA CRISE CONTEMPORÂNEA DO CAPITAL E OS DESAFIOS RUMO A UMA ALTERNATIVA RADICAL NA OBRA DE ISTVÁN MÉSZÁROS / The nature of the capital contemporary crisis and the challenges in the direction of a radical alternative in the work of I. Mészáros

Autores

  • Celeste Deográcias de Souza Bitencourt Prefeitura Municipal de Betim

Palavras-chave:

Crise do capital, Mészáros, Resenha

Resumo

Várias questões permeiam o debate contemporâneo do ponto de vista da crise permanente do capital e de seu ressurgimento a cada imposição colocada por seus representantes. Mais recentemente, a partir de 2008, ganhou destaque a crise dos mercados imobiliário e financeiro dos Estados Unidos, que se desenrolou como um tsunami na economia global, embora, para o Brasil, a sua repercussão não passasse de "uma marolinha", como assegurou-nos o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fato é que as consequências dessa crise ainda hoje se fazem sentir, com a economia mundial, e também a do Brasil, em declínio. É nesse contexto que o livro A crise estrutural do capital foi concebido. Mais particularmente, através da troca de correspondência, em janeiro de 2009, entre o seu autor, o filósofo húngaro István Mészáros, e o organizador da Coleção Mundo do Trabalho, pela Boitempo Editorial, o sociólogo brasileiro Ricardo Antunes. Foi quando então aquele manifestou a este a ideia de publicar um conjunto de ensaios escritos desde 1970 até os mais atuais, de 2009, em um livro que pudesse, de algum modo, resgatar sua análise e indicar, como escreve Antunes (2011, p.9), "uma linha de continuidade decisiva para a compreensão dos elementos determinativos mais essenciais", elementos esses presentes em sua análise sobre a crise.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celeste Deográcias de Souza Bitencourt, Prefeitura Municipal de Betim

Doutoranda em Educação pela FaE/UFMG, Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Graduação em Geografia pela UFMG. Professora de Geografia da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Betim.

Downloads

Como Citar

BITENCOURT, C. D. de S. A NATUREZA DA CRISE CONTEMPORÂNEA DO CAPITAL E OS DESAFIOS RUMO A UMA ALTERNATIVA RADICAL NA OBRA DE ISTVÁN MÉSZÁROS / The nature of the capital contemporary crisis and the challenges in the direction of a radical alternative in the work of I. Mészáros. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 201–211, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9239. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

RESENHAS