DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue
Palavras-chave:
Educação e Trabalho, Orientação vocacional e profissional, Educação para a carreira.Resumo
Este artigo discute alguns elementos para a compreensão do processo e do significado das escolhas e decisões vocacionais e profissionais, tomando como fio condutor a relação entre a educação e o trabalho. Tem como ponto de partida o conceito de trabalho, na sua acepção mais ampla, buscando problematizar os novos desafios que o mundo do trabalho engendra e dialogar com diferentes perspectivas teóricas, especialmente aquelas que preconizam a Educação para a Carreira e a formação ao longo da vida. A aproximação com a perspectiva teórica da Educação para a Carreira se deve, sobretudo, ao seu enfoque educacional. Ela defende a integração entre os processos de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento vocacional e considera o currículo um instrumento essencial de intervenção. Essa visão possibilita discutir em novas bases a ação do pedagogo que atua com a orientação vocacional ou profissional, aproximando-o de uma concepção que permite um olhar propriamente pedagógico sobre o desenvolvimento vocacional e profissional de jovens e adultos, inseridos no contexto da escola ou do trabalho, ao invés de adotar abordagens predominantemente psicológicas, mais adequadas à ação do profissional de psicologia.