EDUCAÇÃO: TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO / Education: territory and globalization

Autores

  • Paolo Nosella PPGE/UNINOVE; UFSCar

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Princípio Pedagógico, Pedagogia da Alternância

Resumo

Partindo da tese de que o trabalho é o princípio educativo geral de todo processo educativo e, naturalmente, de todo sistema escolar, o texto defende a ideia de que a especificidade pedagógica para cada grau e modalidade escolar decorre do momento vivido pelo jovem em busca de sua definição moral, intelectual e social. Historicamente, desde o processo de industrialização, pelo desenvolvimento das forças produtivas, o trabalho como princípio educativo/pedagógico foi agregando significado. Hoje, o conceito de território, assim como foi formulado por Santos e Silveira (2001), compõe o núcleo teórico da noção de trabalho. Partindo desse pressuposto, o texto evidencia como a instituição escolar tradicional produziu o êxodo dos melhores alunos para os grandes centros urbanos do País ao educá-los no individualismo e na infidelidade ao seu território. O texto ainda destaca a Pedagogia da Alternância como uma fórmula pedagógica adequada, entre outras, para envolver família, escola e território como atores principais na formação das crianças e dos jovens, responsáveis diretos do currículo. Resgata a origem dessa pedagogia alternativa, aponta seus princípios educativos fundamentais, bem como suas estratégias didáticas e de gestão.

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Biografia do Autor

Paolo Nosella, PPGE/UNINOVE; UFSCar

Professor do PPGE da UNINOVE; colaborador do PPGE da UFSCar; pesquisador sênior do CNPq. 

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Publicado

2014-07-29

Como Citar

NOSELLA, P. EDUCAÇÃO: TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO / Education: territory and globalization. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 265–274, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9301. Acesso em: 17 out. 2021.

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