LIÇÕES DE ÁFRICA: O MODELO CURRICULAR DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS MOÇAMBICANAS / Lessons from Africa: the curriculum model of professional schools of Mozambique
Palavras-chave:
Escolas Profissionais de Moçambique, Educação Profissional, Modelo Curricular e Pedagógico.Resumo
Os autores foram responsáveis pela Avaliação Internacional do Modelo Curricular e Pedagógico das Escolas Profissionais de Moçambique, realizada no âmbito de um projeto da Fundação Portugal - África, em setembro de 2011. Este artigo, tendo por base elementos dessa avaliação, propõe-se a ilustrar e refletir acerca da relevância do modelo curricular e pedagógico dessas escolas na promoção intencional de espaços de produção de saberes e de cultura, de organização coletiva, de reciprocidade, de relações democráticas, de estímulo à solidariedade e ao associativismo, de modo a tornar seus alunos capazes de construir, com iniciativa, respostas ao desemprego estrutural, à estagnação econômica e à pobreza no seu país. O modelo curricular e pedagógico avaliado visa intencionalmente promover motivações e interesses nos alunos para a reunião de condições para sua emancipação econômica, tais como a apropriação de conhecimentos e desenvolvimento da criatividade, capacidade para inovar, da disciplina, perseverança, do espírito de arrojo e de coragem, que lhes possibilitem perceber e aproveitar oportunidades, tomar iniciativas, avaliar investimentos necessários e riscos tendo em vista a criação de soluções alternativas à falta de empregos para todos ou à precariedade do trabalho.