LIÇÕES DE ÁFRICA: O MODELO CURRICULAR DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS MOÇAMBICANAS / Lessons from Africa: the curriculum model of professional schools of Mozambique

Autores

  • José Manuel Castro Universidade do Porto
  • Lucília Regina de Souza Machado UNA

Palavras-chave:

Escolas Profissionais de Moçambique, Educação Profissional, Modelo Curricular e Pedagógico.

Resumo

Os autores foram responsáveis pela Avaliação Internacional do Modelo Curricular e Pedagógico das Escolas Profissionais de Moçambique, realizada no âmbito de um projeto da Fundação Portugal - África, em setembro de 2011. Este artigo, tendo por base elementos dessa avaliação, propõe-se a ilustrar e refletir acerca da relevância do modelo curricular e pedagógico dessas escolas na promoção intencional de espaços de produção de saberes e de cultura, de organização coletiva, de reciprocidade, de relações democráticas, de estímulo à solidariedade e ao associativismo, de modo a tornar seus alunos capazes de construir, com iniciativa, respostas ao desemprego estrutural, à estagnação econômica e à pobreza no seu país. O modelo curricular e pedagógico avaliado visa intencionalmente promover motivações e interesses nos alunos para a reunião de condições para sua emancipação econômica, tais como a apropriação de conhecimentos e desenvolvimento da criatividade, capacidade para inovar, da disciplina, perseverança, do espírito de arrojo e de coragem, que lhes possibilitem perceber e aproveitar oportunidades, tomar iniciativas, avaliar investimentos necessários e riscos tendo em vista a criação de soluções alternativas à falta de empregos para todos ou à precariedade do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Castro, Universidade do Porto

Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Lucília Regina de Souza Machado, UNA

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA / Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2014-05-17

Como Citar

CASTRO, J. M.; MACHADO, L. R. de S. LIÇÕES DE ÁFRICA: O MODELO CURRICULAR DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS MOÇAMBICANAS / Lessons from Africa: the curriculum model of professional schools of Mozambique. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 147–160, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9304. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>