FILOSOFIA DA PRÁXIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO DE TRABALHADORES / Philosophy of praxis and pedagogical practices of workers education

Autores

  • Marise Ramos EPSJV/Fiocruz

Palavras-chave:

Filosofia da práxis, Formação de trabalhadores, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este texto se propõe a discutir como a filosofia da práxis orienta filosófica, epistemológica e pedagogicamente um projeto ético-político de formação de trabalhadores na escola. Resgatam-se fundamentos da pedagogia histórico-crítica, argumentando-se que o trabalho e a produção são problemas da escola, pois estes expressam os momentos econômicos, sociais e culturais da sociedade no percurso da história. Demonstra-se que a finalidade profissionalizante que se agrega à proposta de formação integrada no Brasil é fruto de circunstâncias adversas do real e se justifica por razões econômicas, sociais e culturais. Porém, os princípios da filosofia da práxis não orientariam uma modalidade ou um tipo de oferta da educação básica ou profissional; antes, são princípios referentes à formação humana e, por isso, se disputa, no plano político, a possibilidade de serem apropriados pela escola. Apresenta-se uma abordagem pedagógica da concepção de Ensino Médio Integrado, vendo que o principal desafio é a relação entre particularidade e totalidade. Conclui-se sobre a pertinência de se tentar resgatar do materialismo histórico-dialético o seu fundamento, qual seja, a compreensão radical das relações sociais, reafirmando-o como o próprio fundamento da educação de trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marise Ramos, EPSJV/Fiocruz

Doutora em Educação (UFF). Especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz) e de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

RAMOS, M. FILOSOFIA DA PRÁXIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO DE TRABALHADORES / Philosophy of praxis and pedagogical practices of workers education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 207–218, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9306. Acesso em: 17 out. 2021.