ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us?

Autores

  • Anselmo Pereira de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil; University of Delaware (UD), USA

Palavras-chave:

Atividade, Instrumentos(s), Desenvolvimento humano

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar e discutir relações fundamentais existentes entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano no contexto da educação profissional. Considerações teóricas básicas a respeito desses conceitos são inicialmente apresentadas predominantemente a partir de uma perspectiva vigotskiana e bakhtiniana. Esses conceitos são em seguida empregados na análise de uma situação de interação entre professor, aluno e trabalhador em um contexto específico de educação profissional: trata-se do ensino-aprendizagem do uso de um martelo em uma oficina ferroviária. Acredita-se que essa situação de interação, tal como revelada pelo estudo, pode servir como exemplo típico ou protótipo de análise de diversas situações nas quais o pesquisador da área de educação, psicologia ou linguística aplicada pretenda apreender e esclarecer a interação existente entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Pereira de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil; University of Delaware (UD), USA

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pucsp; Licenciado em Letras Português-Inglês pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em São Paulo. Professor Adjunto III da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, onde atua como Professor-Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

LIMA, A. P. de. ATIVIDADE, INSTRUMENTO(S) E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE UM MARTELO PODE NOS ENSINAR? / Activity, instrument(s) and human development in vocational education: what can a hammer teach us?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 175–205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9325. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS