APRESENTAÇÃO / Presentation

Autores

  • Dante Henrique Moura IFRN
  • Ailton Vitor Guimarães CEFET-MG

Palavras-chave:

Dossiê, Apresentação, Trabalho e Educação

Resumo

As múltiplas e intricadas inter-relações entre trabalho e educação exigem dos pesquisadores desse campo um olhar cuidadoso, por excelência [...] porque não é possível analisar em profundidade a educação e a formação humana descolados da categoria trabalho [...] Considerando esse imbricamento entre trabalho e educação, é fundamental investigar como ele ocorre na sociedade capitalista, na qual a dimensão ontológica, ou ontocriativa, do trabalho foi subsumida a uma única face da sua dimensão histórica: trabalho restrito a emprego, o que reduz seu conceito à relação de compra e venda da força de trabalho por meio de um contrato (assimétrico). Nesse contexto, educar se confunde com formar para o mercado de trabalho. Além disso, na fase atual de hegemonia neoliberal, se desvanece o antes anunciado pleno emprego, pois não faz parte dessa racionalidade. Em seu lugar forja-se o conceito de empregabilidade: já que, naturalmente, não há emprego para todos, cabe a cada indivíduo tornar-se empregável, o mais empregável possível, para poder competir com os demais e chegar à frente na luta pelo emprego, cada vez mais precarizado, via subcontratações e subempregos a tempo, continuamente, parcial. Mesmo com todo esse esforço para tornar-se empregável, não há como garantir o emprego e, portanto, o indivíduo tem que ser empreendedor. Nesse sentido, empreendedorismo é a palavra de ordem na sociedade da hegemonia do capital. Assim, numa perspectiva crítica de análise, para além de compreender essas relações no modo capitalista de produção, é fundamental produzir conhecimentos que contribuam para o fortalecimento do trabalho, assumindo-o em sua dimensão ontológica, ou seja: nas relações estabelecidas entre o ser humano e a natureza, no sentido de transformá-la e alterar as condições naturais em vista da melhoria coletiva da qualidade da vida de homens e mulheres e, dessa forma, construir e transformar a própria história humana...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Henrique Moura, IFRN

Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri, Graduação em Engenharia Elétrica pela UFRN, Técnico em Eletrotécnica pela ETFRN. Professor do Núcleo de Formação Pedagógica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), ambos no IFRN.

Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG

Doutorado em Educação pela FaE/UFMG, Mestrado em Tecnologia pelo CEFET-MG, Especialização em Lazer e Licenciatura Plena em Educação Física pela EEFTO/UFMG. Professor do CEFET-MG.

Downloads

Como Citar

MOURA, D. H.; GUIMARÃES, A. V. APRESENTAÇÃO / Presentation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 141–146, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9338. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>