APRESENTAÇÃO / Presentation
Palavras-chave:
Dossiê, Apresentação, Trabalho e EducaçãoResumo
As múltiplas e intricadas inter-relações entre trabalho e educação exigem dos pesquisadores desse campo um olhar cuidadoso, por excelência [...] porque não é possível analisar em profundidade a educação e a formação humana descolados da categoria trabalho [...] Considerando esse imbricamento entre trabalho e educação, é fundamental investigar como ele ocorre na sociedade capitalista, na qual a dimensão ontológica, ou ontocriativa, do trabalho foi subsumida a uma única face da sua dimensão histórica: trabalho restrito a emprego, o que reduz seu conceito à relação de compra e venda da força de trabalho por meio de um contrato (assimétrico). Nesse contexto, educar se confunde com formar para o mercado de trabalho. Além disso, na fase atual de hegemonia neoliberal, se desvanece o antes anunciado pleno emprego, pois não faz parte dessa racionalidade. Em seu lugar forja-se o conceito de empregabilidade: já que, naturalmente, não há emprego para todos, cabe a cada indivíduo tornar-se empregável, o mais empregável possível, para poder competir com os demais e chegar à frente na luta pelo emprego, cada vez mais precarizado, via subcontratações e subempregos a tempo, continuamente, parcial. Mesmo com todo esse esforço para tornar-se empregável, não há como garantir o emprego e, portanto, o indivíduo tem que ser empreendedor. Nesse sentido, empreendedorismo é a palavra de ordem na sociedade da hegemonia do capital. Assim, numa perspectiva crítica de análise, para além de compreender essas relações no modo capitalista de produção, é fundamental produzir conhecimentos que contribuam para o fortalecimento do trabalho, assumindo-o em sua dimensão ontológica, ou seja: nas relações estabelecidas entre o ser humano e a natureza, no sentido de transformá-la e alterar as condições naturais em vista da melhoria coletiva da qualidade da vida de homens e mulheres e, dessa forma, construir e transformar a própria história humana...