Editorial 24.1

Autores

  • Daisy Moreira Cunha FaE/UFMG
  • Ailton Vitor Guimarães CEFET-MG

Palavras-chave:

Editorial, Ontologia, Revista

Resumo

Trazemos a público o DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA com contribuições de intérpretes contemporâneos do marxismo que, em diálogo central com o flósofo húngaro György Lukács, se interrogam sobre questões que atravessam a formação humana na atualidade. A possibilidade de compreensão das várias dimensões que envolvem os diversos processos da formação humana, considerando a perspectiva da ontologia do ser social, oferece um caminho potente para construir formas de luta e de resistência em relação a todo tipo de opressão humana. Luta e resistência no enfrentamento do conservadorismo e do retrocesso tendenciais que invadem nossas vidas, tanto no confronto com esse Congresso Nacional, que tanto tem nos deixado estupefatos nas decisões que vem sendo tomadas, como em relação à onda golpista que cresce, sutil e assustadoramente, como se fosse algo natural num Brasil de hoje. A diversidade das perspectivas de abordagem da ontologia do ser social, presentes no dossiê, dá ao conjunto de textos reunidos uma riqueza orgânica que se fortalece nos pontos de vista diversifcados de seus autores, desvelando as potencialidades de se pensar o humano em estreita relação com suas bases materiais de existência, lição que funda o campo de estudos sobre Trabalho e Educação. À riqueza do dossiê somam-se os ARTIGOS de chamada contínua, com discussões críticas acerca de problemas contemporâneos...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daisy Moreira Cunha, FaE/UFMG

Doutora em Filosofa pela Aix-Marseille Université, Mestre em Educação pela FaE/UFMG, Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social/FaE/UFMG, Diretora do Instituto de Estudos Avançados IEAT/UFMG.

Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG; Mestre em Tecnologia/Educação Tecnológica pelo CEFET-MG; Especialista em Lazer e Licenciatura Plena em Educação Física, ambos pela UFMG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET-MG.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

CUNHA, D. M.; GUIMARÃES, A. V. Editorial 24.1. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 7–9, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9407. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>