SISTEMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL E FEDERALISMO COOPERATIVO / Open System Technical School of Brazil and cooperative federalism

Autores

  • Maria Janete Velten CEFET-MG
  • Lucília Regina de Souza Machado UNA

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Sistema e-Tec Brasi, Federalismo cooperativo.

Resumo

O presente artigo analisa alguns dos resultados obtidos por uma dissertação de mestrado sobre a implementação do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) por Institutos Federais de Minas Gerais. Analisa, mais especificamente, o cumprimento de uma das diretrizes desse sistema: a constituição de arranjos educativos locais inspirados no federalismo cooperativo ou no regime de colaboração entre sistemas de ensino de nível federal, estadual e municipal para o atendimento de necessidades educacionais do desenvolvimento territorial. A pesquisa foi concluída em 2011 e recorreu a análises documentais e bibliográficas e a um survey descritivo. As principais conclusões do artigo remetem ao distanciamento entre a realidade encontrada e as diretrizes preconizadas, a problemas decorrentes da falta de entrosamento e compartilhamento de recursos e atribuições por parte dos entes federados para o fornecimento dos cursos técnicos a distancia à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Janete Velten, CEFET-MG

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA(2011). Especialização em História de Minas Séx XIX (1998- UFSJ) e em Gestão em Educação a Distância ( 2003-UFJF). Bacharel em Filosofia (1996) com Licenciatura em Filosofia, Historia e Sociologia (1998) pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente em curso de Pós Graduação na área de Pedagogia Empresarial atuando na disciplina de Gerenciamento de pessoas, Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e na disciplina de Desenvolvimento e Treinamento. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico atuando nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, Gestão da Qualidade e Empreendedorismo. Ampla experiência na Gestão da área de Recursos Humanos com ênfase no Desenvolvimento e Educação Empresarial.

Lucília Regina de Souza Machado, UNA

Doutora em Educação pela PUCSP com Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho - Iresco, CNRS (França). Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Graduada em Ciências Sociais pela UFMG. Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Professora Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-11

Como Citar

VELTEN, M. J.; MACHADO, L. R. de S. SISTEMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL E FEDERALISMO COOPERATIVO / Open System Technical School of Brazil and cooperative federalism. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 51–65, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9410. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>