SISTEMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL E FEDERALISMO COOPERATIVO / Open System Technical School of Brazil and cooperative federalism
Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Sistema e-Tec Brasi, Federalismo cooperativo.Resumo
O presente artigo analisa alguns dos resultados obtidos por uma dissertação de mestrado sobre a implementação do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) por Institutos Federais de Minas Gerais. Analisa, mais especificamente, o cumprimento de uma das diretrizes desse sistema: a constituição de arranjos educativos locais inspirados no federalismo cooperativo ou no regime de colaboração entre sistemas de ensino de nível federal, estadual e municipal para o atendimento de necessidades educacionais do desenvolvimento territorial. A pesquisa foi concluída em 2011 e recorreu a análises documentais e bibliográficas e a um survey descritivo. As principais conclusões do artigo remetem ao distanciamento entre a realidade encontrada e as diretrizes preconizadas, a problemas decorrentes da falta de entrosamento e compartilhamento de recursos e atribuições por parte dos entes federados para o fornecimento dos cursos técnicos a distancia à população.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-12-11
Como Citar
VELTEN, M. J.; MACHADO, L. R. de S. SISTEMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL E FEDERALISMO COOPERATIVO / Open System Technical School of Brazil and cooperative federalism. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 51–65, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9410. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS