EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being

Autores

  • Ivo Tonet UFAL

Resumo

O presente trabalho debruça-se sobre a abordagem do fenômeno da educação a partir do ponto de vista dos fundamentos onto-metodológicos instaurados por Marx, possibilitando inicialmente o esclarecimento de quais são esses fundamentos, a partir da busca pela compreensão da arquitetura mais geral do pensamento de Marx. Permite, em seguida, apreender o sentido da atividade educativa no interior desse quadro arquitetônico. A reflexão sobre a problemática da educação deve ser precedida, necessariamente, de uma teoria geral do ser social, e, desse modo, buscamos compreender a problemática em questão partindo dos pressupostos em que o próprio autor se baseia e, deste modo, também por este caminho, apreender o sentido do que foi explicitamente afirmado por ele. O que importa, pois, a nosso ver, não é tanto o que Marx disse, mas o que pode ser dito a partir dos pressupostos por ele estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Tonet, UFAL

Doutor em Educação pela Unesp, Mestre em Filosofia pela UFMG, Graduação em Letras pela UFPR. Professor de filosofia da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

TONET, I. EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 201–213, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420. Acesso em: 8 mar. 2021.