A IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E INTEGRADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL / The implementation of the Polytechnic and Integrated High School Proposal on a Rio Grande do Sul network school

Autores

  • Susana Scheneid Scherer UFPel

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender como a reforma em ação do governo gestão 2011-2014 com vista ao EM politécnico e integrado no RS acontece no chão da escola de forma a perceber as (im)possibilidades para a melhoria educacional, centrando-se, dentro desse contexto, um olhar especial para a Educação Física. A pesquisa foi um estudo de caso qualitativo em que se tomou como base o referencial metodológico Materialista-Histórico-Dialético através de um processo de "triangulação" entre diferentes fontes de dados, pressupondo a existência de vinculações estreitas e essenciais com uma macrorrealidade, sobretudo no estudo do caso que tem como intuito a apreensão mais profunda de uma unidade. Foram estruturados três capítulos de embasamento teórico, em que se aclarou, a conceituação politécnica e integrada, seguido do trabalho como princípio educativo finalizando com a análise sobre o EM brasileiro e suas possibilidades no século XXI...

Biografia do Autor

  • Susana Scheneid Scherer, UFPel
    Licenciada em Educação Física UFPEL; Especialista em Educação IFSUL/RS; Mestre em Educação Física UFPEL.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

A IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E INTEGRADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL / The implementation of the Polytechnic and Integrated High School Proposal on a Rio Grande do Sul network school. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 257–258, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9424. Acesso em: 22 dez. 2024.