FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge

Autores

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes, Trabalho docente | Teacher education, Teachers’ work and knowledge

Resumo

O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. 

___

The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor (Ph.D.) em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Licenciado em Ciências Biológicas pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG.

Downloads

Publicado

2016-03-27

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 143–152, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457. Acesso em: 30 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS