AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, PIBID, Ações de formação, Initial teachers formation, Formation actionsResumo
This abstract presents partial data of a Master’s Degree research, those derive from analysis of questionnaires and interviews done with supervisors - basic education’s teachers - Biological Sciences and Chemistry PIBID participants of a superior Federal Educational Institution of Minas Gerais state. One of the Research’s objective is to describe and analyse the supervisor’s participation on the formation process of the scholarship graduate student initiated on teaching. The theoretic referential that formed the basis of our study has firmed on studies about the professional practice as main source of learning, as well about the essential interaction and support of the school teacher during the teaching initiation period. The results points that, by the realization of different activities inside school, the supervisors follows, guides and teaches the graduate students many questions of teaching practice. Furthermore, our data reveal the necessity of greater investments on formation actions that imply a greater reflection of the scholarship graduate student on his teaching initiation process.
___
Este estudo apresenta dados parciais de uma pesquisa de mestrado, os quais são derivados da análise de questionários e entrevistas realizados com supervisores – professor da educação básica – participantes do PIBID de Ciências Biológicas e Química de uma instituição federal de ensino superior do estado de Minas Gerais. Um dos objetivos da pesquisa consistiu em descrever e analisar a participação dos supervisores no processo de formação dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência. O referencial teórico que fundamentou o nosso estudo ancorou-se em estudos sobre a prática profissional como fonte básica de aprendizagem, bem como sobre a interação e o apoio do professor da escola como essenciais no período de iniciação à docência. Os resultados apontam que, por meio da realização de diferentes atividades no âmbito da escola, os supervisores acompanham, orientam e ensinam os licenciandos diversas questões ligadas a situações práticas de ensino. Ademais, os nossos dados revelam a necessidade de um maior investimento em ações de formação que impliquem maior reflexão dos licenciandos bolsistas no seu processo de inserção à docência.