O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR REFERENCIADO NA ABORDAGEM ERGOLÓGICA | The work of teaching in the distance education at a public university: focusing on the ergological approach

Autores

  • Ilma Bicalho Sousa Daniel Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ergologia, Usos de si, Saberes, Valores, Renormalização, Dispositivo Dinâmico de Três Polos, Distance Education, Ergology, Uses of onself, Knowledge, Values, Renormalization, Dynamic Three Poles System

Resumo

Based on the assumptions made by ergological approach, this study aims to investigate the work of university professors developed in the distance mode regarding the graduate course offered through a partnership between the Universidade Federal de Minas Gerais and the Sistema Universidade Aberta do Brasil and the undergraduate courses of this same institution. Educational indicators have recorded significant expansion of distance education in the undergraduate teaching context. This growth imposes changes to the organization of work processes, a fact that has important elements for the activities developed by professors. Thus, it was considered relevant the approach to the real work situations in order to try to understand the work from the perspective of those who are responsible for their accomplishment given the important role of these professionals in this process. It is understood that reality involves multiple dimensions and that each worker experiences and promotes the management of working situations in a particular way...

__

Tendo por referência os pressupostos apresentados pela abordagem ergológica, este estudo tem como objetivo investigar a atividade de trabalho dos professores universitários, desenvolvida na modalidade a distância, no âmbito de curso de graduação ofertado por meio da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e o Sistema Universidade Aberta do Brasil e nas graduações presenciais desta mesma instituição.  Indicadores educacionais têm registrado significativa expansão da educação a distância no contexto do ensino de graduação. Esse crescimento impõe mudanças à organização dos processos de trabalho, fato que apresenta elementos importantes para as atividades desenvolvidas pelos docentes. Assim, considerou-se relevante aproximar das situações reais de trabalho, com vistas a buscar compreender o trabalho a partir da ótica daqueles que são responsáveis por sua realização, dada a relevância do papel desses profissionais nesse processo.  Entende-se que a realidade comporta múltiplas dimensões e que cada trabalhador tanto vivencia, quanto promove a gestão das situações de trabalho de uma maneira particular...

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Bicalho Sousa Daniel, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela FaE/UFMG, Especialista em Educação a Distância: concepção e planejamento pela PUC-Minas e Licenciada em História pela UFMG.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Como Citar

DANIEL, I. B. S. O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR REFERENCIADO NA ABORDAGEM ERGOLÓGICA | The work of teaching in the distance education at a public university: focusing on the ergological approach. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 209–210, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9559. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

RESUMOS