A CATEGORIA INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATO DOS EGRESSOS DA UFPR - SETOR LITORAL | The labor Insertion category: an analysis from graduates reports of the UFPR - Coastal Sector

Autores

  • Adriana Lucinda de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Everson da Silva UFPR _ Universidade Federal do Paraná - Rua jaguariaíva 512 - matinhos PR cep 83260-000 http://orcid.org/0000-0002-2332-3553

Palavras-chave:

Inserção Profissional, Educação Superior, Desenvolvimento Regional, Labor insertion, Higher Education, Regional development

Resumo

The present article has as reference the reality of the graduates of the first four courses of the Coastal Sector of UFPR, this campus was created in 2005 through the process of expansion of the Brazilian universities. The results of our study point to the understanding of the professional insertion category as a multifaceted process that involves obtaining a job and a professional and contractual situation, constituted and influenced by a series of other elements such as social, political and economic characteristics of the region, the demands of the labor market, the initiatives of articulation of policies of education, youth and work, access to Higher Education institutions. The graduates interviewed are residents of the Coastal Region of Paraná State, or graduates who, after graduation, have remained in the region for a while. In this sense, the statements point to the importance of higher education at a Federal University in the region and the potential brought by this institution, related to the technological contribution, knowledge production and the dissemination of a more critical political culture in the face of regional challenges. 

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O presente artigo tem como referência a realidade dos diplomados dos quatro primeiros cursos do Setor Litoral da UFPR, campus criado em 2005 através do processo de expansão das universidades brasileiras ocorrido na época. Os resultados do nosso estudo apontam para a compreensão da categoria inserção profissional como um processo multifacetário que envolve a obtenção de um emprego e de uma situação profissional e contratual, constituída e influenciada por uma série de outros elementos, como as características sociais, políticas e econômicas da região, as demandas do mercado de trabalho, as iniciativas de articulação das políticas de educação, juventude e trabalho, o acesso às instituições de Ensino Superior. Os egressos entrevistados são residentes do litoral Paranaense, ou diplomados que, após a formatura, permaneceram na região por um tempo. Nesse sentido, as falas apontam para a importância da formação em nível superior em uma Universidade Federal na região e as potencialidades trazidas por essa instituição, referente ao aporte tecnológico, à produção de conhecimento e à disseminação de uma cultura política mais crítica frente aos desafios regionais. 


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Biografia do Autor

Adriana Lucinda de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2015). É professora adjunta no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Seus estudos concentram-se nas temáticas: egressos, inserção profissional, trabalho, desenvolvimento e políticas públicas

Luiz Everson da Silva, UFPR _ Universidade Federal do Paraná - Rua jaguariaíva 512 - matinhos PR cep 83260-000

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado em Química pela mesma Universidade (2003), fez parte de sua tese de Doutorado com bolsa do DAAD na Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2005-2006) na síntese de N-heterociclos de interesse no tratamento da doença de Alzheimer e concluiu a tese de Doutorado em Química na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química como professor no Ensino Médio e Superior. É Professor Associado na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral nos cursos de Licenciatura em Ciências. Atua na área de Química na perspectiva da sustentabilidade, com foco nos seguintes temas: bioprospecção, gestão de resíduos, educação cientifica, ensino de ciências, etnofarmacobotânica. É coordenador de gestão do PIBID - UFPR. Atua também na investigação de impactos antrópicos nos ecossistemas do Litoral do Paraná. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

OLIVEIRA, A. L. de; SILVA, L. E. da. A CATEGORIA INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATO DOS EGRESSOS DA UFPR - SETOR LITORAL | The labor Insertion category: an analysis from graduates reports of the UFPR - Coastal Sector. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 75–84, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9632. Acesso em: 24 abr. 2024.