O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA/CAMPUS SALVADOR (2004-2015) | Teaching history in technical and professional training settings: the case of the Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015)

Autores

  • Nathalia Helena Alem IFBA/Campus Eunápolis

Palavras-chave:

Educação, História, Ensino de história, Currículo, Educação profissional, Education, History, History Teaching, Curriculum, Vocational Education, Educación, Historia, Enseñanza de la historia, Plan de estudios, Educación profesional

Resumo

The object of this study is the history curriculum prescribed for secondary education courses integrated with technical-professional education in the Salvador campus of the Federal Institute of the State of Bahia (Instituto Federal da Bahia - IFBA) between 2004 and 2015. This work comprises a case study, circumscribed to the universe of the Salvador Campus. The study approach addresses the history curriculum in its historical dimension, and thus dated and singularized. The main aim of this study was to gain an understanding of the place and meaning that the prescribed curriculum occupied in two secondary education courses integrated with technical-professional education offered by the institution: Industrial Maintenance and Industrial Automation. The construction and implementation of these curricula occurred in the midst of the implementation of Decree 5.154/04, which provides for the integration of modalities of technical-professional education with secondary education. One of the main challenges of this investigation was to develop a study grounded in the shifting boundaries of the fields of education, history teaching and professional education…

___

O currículo prescrito da disciplina de História nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Técnica Profissional, durante os anos de 2004 e 2015, no Instituto Federal da Bahia(IFBA)/Campus Salvador constituiu-se no objeto de nossa pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, circunscrito ao universo do Campus Salvador. Nossa abordagem trata o currículo da disciplina de História em sua dimensão histórica, portanto, datado e singularizado. Nosso objetivo principal foi compreender o lugar e o sentido que o currículo prescrito dessa disciplina ocupou em dois dos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Técnico Profissional ofertados pela instituição, os cursos de Ensino Médio Técnico Integrado em Manutenção Industrial e o de Automação Industrial. A construção e implantação dos currículos analisados deu-se em meio ao processo de implementação do Decreto 5.154/04, que dentre outras disposições, prevê a integração das modalidades do Ensino Técnico Profissional e do Ensino Médio. Um dos grandes desafios da pesquisa foi o de construir um trabalho que possui assento sob as fronteiras movediças dos Campos da Educação, Ensino de História e Educação Profissional…

Biografia do Autor

  • Nathalia Helena Alem, IFBA/Campus Eunápolis
    Doutora em educação pela FAE/UFMG e professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica do IFBA/Campus Eunápolis.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Como Citar

O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA/CAMPUS SALVADOR (2004-2015) | Teaching history in technical and professional training settings: the case of the Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015). Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 265–270, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9645. Acesso em: 24 dez. 2025.