“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation

Autores

  • José Agostinho Correia Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jésio Zamboni Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Atividade docente, Clínica da atividade, Educação, Teaching activity, Clinic of activity, Education

Resumo

From a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.

___

A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores.  A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Agostinho Correia Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor efetivo de Biologia da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo - ES e em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação nesta universidade.

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp); Psicóloga, Professora Doutora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES.

Jésio Zamboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorando em Psicologia Institucional e Doutor em Educação pela UFES. Psicólogo, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional dessa universidade.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

CORREIA JUNIOR, J. A.; BARROS, M. E. B. de; ZAMBONI, J. “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 135–149, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS