“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
Palavras-chave:
Atividade docente, Clínica da atividade, Educação, Teaching activity, Clinic of activity, EducationResumo
From a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.
___
A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores. A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional.