DOCENTES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-9715Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Ensino Profissionalizante.Resumo
O objetivo do trabalho é fazer uma análise sobre como os docentes do ensino profissionalizante, da área de tecnologia da informação e comunicação (TDIC), fazem uso das tecnologias. O projeto do qual se origina o presente artigo se mostra relevante porque a compreensão de como esse profissional trabalha com as TDIC pode melhorar o seu desempenho profissional e suas relações, assim como fornecer subsídios que poderão contribuir para as suas práticas. Essa pesquisa – descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa – utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada, aplicada a 16 (dezesseis) professores de uma instituição de ensino, em duas cidades do Vale do Paraíba paulista. Para a análise dos dados coletados foi utilizado o software IRAMUTEQ, de domínio livre, e foram encontradas 5 classes de análise. O desenvolvimento da análise do conteúdo foi sistematizado pela teoria apresentada por Bardin (2011). A análise dos dados aponta que o docente faz uso das TDIC em sala de aula, utilizando-as para a maioria dos afazeres da prática docente; que os docentes de TDIC estão em constante trabalho de atualização, tendo a internet como principal base de busca; e que tal atualização se faz necessária, pois as TDIC evoluem e mudam constantemente. Para tanto, em conformidade com a identidade institucional a que pertencem, os docentes passam por processos de “certificação” que os habilitam a exercer a docência de TDIC de forma qualificada.
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