COMO RECUPERAR O SABER PROFISSIONAL | How to recover the professional expertise

Autores

  • Ivar Oddone Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandra Re Universidade de Turim

Palavras-chave:

Instrução ao Sósia, Psicologia do Trabalho, Movimento Operário Italiano | Instruction to the Double, Work Psychology, Italian Workers Movement

Resumo

The article presents the technique of the Instruction to the Double, developed by authors in the 1970s, wich is reference for researchers and professionals in the area of Work Psychology and Worker’s Health, being inspiration for elaboration of other methodologies, in diverse theoretical-methodological perspectives related to the world of work. The technique aims to enable the communication process between workers and professionals involved in the work analysis process, as well as to promote an expansion of the collective consciousness about the work. They are detailed the phases and the step-by-step for an implementation of the Instruction to the Double is described , as well as the effects produced on the participating workers. At the same time, it discusses the role of the work psychologist, while being a professional who implements this technique and enables the exchange of knowledge among those involved in the process. 

___

O artigo apresenta a técnica da Instrução ao Sósia, desenvolvida pelos autores na década de 1970, e que se tornou referência para pesquisadores e profissionais da área de Psicologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador, servindo de inspiração para a elaboração de outras metodologias, no âmbito de diversas perspectivas teórico-metodológicas relacionadas ao mundo do trabalho.4 A técnica tem por objetivo viabilizar o processo de comunicação entre trabalhadores e profissionais envolvidos no processo de análise do trabalho, bem como promover uma ampliação da consciência coletiva sobre o mesmo. São detalhadas as etapas e o passo a passo para a implementação da Instrução ao Sósia, bem como os efeitos e desdobramentos produzidos sobre os sujeitos participantes. Ao mesmo tempo, discute o papel do psicólogo do trabalho, enquanto profissional que implementa a Instrução ao Sósia e possibilita o intercâmbio de saberes entre os envolvidos no processo. 


 

O artigo apresenta a técnica da Instrução ao Sósia, desenvolvida pelos autores na década de 1970, e que se tornou referência para pesquisadores e profissionais da área de Psicologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador, servindo de inspiração para a elaboração de outras metodologias, no âmbito de diversas perspectivas teórico-metodológicas relacionadas ao mundo do trabalho. A técnica tem por objetivo viabilizar o processo de comunicação entre trabalhadores e profissionais envolvidos no processo de análise do trabalho, bem como promover uma ampliação da consciência coletiva sobre o mesmo. São detalhadas as etapas e o passo a passo para a implementação da Instrução ao Sósia, bem como os efeitos e desdobramentos produzidos sobre os sujeitos participantes. Ao mesmo tempo, discute o papel do psicólogo do trabalho, enquanto profissional que implementa a Instrução ao Sósia e possibilita o intercâmbio de saberes entre os envolvidos no processo.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivar Oddone, Universidade Federal de Uberlândia

Ivar Oddone (1923-2011) foi uma das principais lideranças do Movimento Operário Italiano (MOI). Médico de formação, dedicou-se ao estudo e intervenção sobre as condições de saúde relacionadas aos contextos e condições de trabalho, atuando como docente de Psicologia do Trabalho na Universidade de Turim. Alessandra Re, sua companheira, também foi uma das figuras centrais do MOI. Com formação em Filosofia, também foi docente de Psicologia do Trabalho na Universidade de Turim, tendo dedicado-se nas últimas décadas à área da Ergonomia Cognitiva. Embora tenha se aposentado da Universidade em 2015, continue ativa em pesquisas e projetos relacionados a essa área.

Alessandra Re, Universidade de Turim

Docente de Psicologia do Trabalho na Universidade de Turim, dedica-se, nas últimas décadas, à área da Ergonomia Cognitiva

Downloads

Publicado

2018-02-13

Como Citar

ODDONE, I.; RE, A. COMO RECUPERAR O SABER PROFISSIONAL | How to recover the professional expertise. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 29–33, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9732. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS