PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E POTENCIALIDADES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR / Perspective of the training of school managers in the distance mode and potentialities for school educational work

  • José Márcio Silva Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eucidio Pimenta Arruda Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Training of school managers, Distance education, School pedagogical work, Formação de gestores escolares, Educação a distância, Trabalho pedagógico escolar

Resumo

This article aims to problematize the importance of continuing education for school administrators of basic education as an element for improving the quality of Brazilian public education. It also advocates the extension of distance education (EAD) as an opportunity to amplify the training of school administrators to meet the growing demands of public education. This work is based on theoretical discussions that substantiate the analyzes developed. In general, the analysis results in the understanding that the current preparation of managers is not enough to overcome aspects that have an impact on pedagogical and educational results - management style and leadership, personal issues, lived experiences, physical and material resources - and policies that have provided initial and continuing training courses for school managers.

___

Este artigo tem como objetivo problematizar a importância da formação continuada para gestores escolares da educação básica como elemento para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. Defende ainda a ampliação da educação a distância (EaD) como possibilidade de amplificar a formação de gestores escolares para atenderem as demandas crescentes da educação pública. Este trabalho parte de discussões teóricas que consubstanciam as análises desenvolvidas. De maneira geral, as análises resultam na compreensão de que a preparação atual dos gestores ainda não é suficiente para superar os aspectos que têm impacto nos resultados pedagógicos e educacionais – estilo de gestão e de liderança, questões pessoais, experiências vividas, recursos físicos e materiais – e as políticas que têm oportunizado cursos de formação inicial e continuada para gestores de escolas.Resumo do trabalho tal como formatado aqui.

Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Profissão: professor de ensino superior. Ocupação atual: estudante e pesquisador
Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – UFMG. Pós-Doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCAR, Doutor em Educação pela UFMG.

Publicado
2019-02-21
Como Citar
BARBOSA, J.; ARRUDA, E. PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E POTENCIALIDADES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR / Perspective of the training of school managers in the distance mode and potentialities for school educational work. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 1, p. 153-167, 21 fev. 2019.