“EDUCAÇÃO E TRABALHO” TRANSFORMOU-SE EM “TRABALHO E EDUCAÇÃO”: DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MARXISTA AOS DESAFIOS DA DÉCADA DE 90 PELO GTTE DA ANPED / “Education & Labor” turned into “Labor & Education”: from the construction of marxism identity to the...
Keywords:
Educação e trabalhoAbstract
Este trabalho parte de uma tomada de decisão, acontecida há mais de duas décadas, em abril de 1986, quando pesquisadores da área de "Educação e Trabalho", assumindo a perspectiva teórica do marxismo, mudaram a denominação para "Trabalho e Educação" - TE. Antes de tudo, quer resgatar à memória essa data. Por outro lado, este trabalho quer ensaiar uma reflexão sobre o Grupo de Trabalho - Trabalho e Educação, o GTTE, pertencente à Associação Nacional dePós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPED, trazendo de volta um momento especial do grupo, em que se traçaram planos e se construíram metas para a área de Educação e Trabalho. Para isso foram lidos inicialmente quatro artigos que analisaram a área de Trabalho e Educação: "O Percurso Teórico e Empírico do GT Trabalho e Educação" de Trein e Ciavatta (2003), "Qualificação e reestruturação produtiva: Um balanço das pesquisas em educação" de Shiroma e
Campos (1997), Trabalho e educação: contribuições dos artigos publicados na revista do NETE de Castilho e Pereira (2003) e "Educação e Trabalho no Brasil: o estado da questão" de Kuenzer (1991).
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2010-05-24
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ARTIGOS
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“EDUCAÇÃO E TRABALHO” TRANSFORMOU-SE EM “TRABALHO E EDUCAÇÃO”: DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MARXISTA AOS DESAFIOS DA DÉCADA DE 90 PELO GTTE DA ANPED / “Education & Labor” turned into “Labor & Education”: from the construction of marxism identity to the... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 115–128, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8591. Acesso em: 27 dec. 2024.