DESVENDANDO A CAIXA PRETA DO ENADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO / Unveiling the black box of ENADE: considerations on the evaluation process

Autores/as

  • Viviane Aparecida Rodrigues FAE-UFMG
  • Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

Palabras clave:

Avaliação da educação superior, ENADE, SINAES

Resumen

O presente texto insere-se no campo das Políticas Públicas em Educação, atendo-se especificamente nos processos de avaliação desenvolvidos pelo MEC, visando avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. Dessa forma, busca-se apresentar uma discussão sobre os resultados obtidos com o estudo desenvolvido sobre o ENADE, a fim de identificar as possíveis contribuições que o mesmo proporciona aos cursos de graduação.

Publicado

2010-10-06

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

DESVENDANDO A CAIXA PRETA DO ENADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO / Unveiling the black box of ENADE: considerations on the evaluation process. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 47–61, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8635. Acesso em: 24 dec. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a