A LEITURA E A ESCRITA NO TRABALHO DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS / The reading and the writing in the maids' job

Autores/as

  • Patrícia Cappuccio de Resende

Palabras clave:

Empregadas domésticas, Cultura escrita, Trabalho.

Resumen

Este artigo aborda as práticas de leitura e de escrita que estão presentes no fazer profissional de empregadas domésticas em lares letrados. Trata-se de parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada "Modos de participação de empregadas domésticas nas culturas do escrito" e que procurou compreender as relações que se estabelecem entre empregadas domésticas e a cultura escrita existente no ambiente de trabalho. O estudo fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas a respeito dos modos de participação nas práticas culturais relacionadas à escrita e nos estudos sobre o emprego doméstico. Foram estudados quatro casos de empregadas domésticas com reduzido capital escolar, com histórias de vida marcadas pelo difícil acesso a materiais escritos, e que trabalham para empregadores efetivamente inseridos na cultura escrita considerada legítima. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com as empregadas e seus patrões e de observações realizadas nas residências de ambos. Constatou-se que a prática profissional das empregadas investigadas é permeada por situações nas quais lhe são demandas leitura e escrita. Para exercerem suas funções, essas mulheres realizam escritas/leituras domésticas que colaboram em sua aproximação do mundo da escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Cappuccio de Resende

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Professora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais/Campus Barbacena.

Publicado

2011-04-27

Cómo citar

RESENDE, P. C. de. A LEITURA E A ESCRITA NO TRABALHO DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS / The reading and the writing in the maids’ job. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 129–143, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8694. Acesso em: 17 jul. 2024.