QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA AUTOCONFRONTAÇÃO: PROFISSIONAIS E PESQUISADOR EM POSIÇÃO EXOTÓPICA | Theoretical-methodological framework of self-confrontation: professionals and researchers in exotopic position

Autores

  • Elisandra Maria Magalhães Universidade Estadual do Ceará
  • Rozania Maria Alves de Moraes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • João Batista Costa Gonçalves Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Exotopia, Quadro teórico-metodológico da autoconfrontação, Atividade do profissional, Atividade do pesquisador, Theoretical-methodological framework of self-confrontation, Professional activity, Researcher activity

Resumo

This paper proposes to show, through examples of concrete situations of work and research, how the concept of exotopia is manifested in the various phases that make up the theoretical-methodological framework of self-confrontation. The discussion is based, therefore, on examples taken from two studies carried out in the field of Ergonomics and Clinic of Activity: Elisandra Magalhães and Yves Clot. In the first place, we show the concrete situation of the activity of each research subject and then express our understanding of the exotopy evidence during the phases of the process. It should be noted that we also included a study on the research activity of the researcher. In our analyzes, we observed that the theoretical-methodological framework of self-confrontation, through the recorded images, allows researched individuals and researchers the possibility of distancing themselves from their activity (s); And therefore confer on themselves a completeness.

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Este trabalho propõe expor, através de exemplos de situações concretas de trabalho e pesquisa, como o conceito de exotopia se encontra manifesto nas várias fases que compõem o quadro teórico-metodológico da autoconfrontação. A discussão parte, portanto, de exemplos retirados de dois trabalhos realizados nos âmbitos da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade: Elisandra Magalhães e Yves Clot. Primeiramente, mostramos a situação concreta da atividade de cada sujeito de pesquisa para, em seguida, expressarmos nossa compreensão sobre a evidência da exotopia durante as fases do processo. Cabe ressaltar que incluímos, ainda, um estudo sobre a atividade de análise do pesquisador. Em nossas análises, observamos que o quadro teórico-metodológico da autoconfrontação, por meio das imagens gravadas, proporciona aos sujeitos pesquisados e aos pesquisadores a possibilidade de se distanciarem de sua(s) atividade(s); e, por conseguinte, conferirem a si mesmo(s) uma completude.

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Biografia do Autor

Elisandra Maria Magalhães, Universidade Estadual do Ceará

Professora efetiva do quadro de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, lotada na Casa de Cultura Francesa e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Rozania Maria Alves de Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE.

Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Grenoble III -França (2005) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Aix-Marseille - França (2012).

João Batista Costa Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e Pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2018-02-13

Como Citar

MAGALHÃES, E. M.; MORAES, R. M. A. de; GONÇALVES, J. B. C. QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA AUTOCONFRONTAÇÃO: PROFISSIONAIS E PESQUISADOR EM POSIÇÃO EXOTÓPICA | Theoretical-methodological framework of self-confrontation: professionals and researchers in exotopic position. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 71–86, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9666. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS