TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9871

Palabras clave:

Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em projeto, Midialogia

Resumen

As tecnologias digitais de informação e comunicação têm contribuído enormemente para o desenvolvimento, a reformulação e a disseminação da educação a distância. Por meio dessas tecnologias tem sido possível o estabelecimento de diferentes abordagens de educação a distância e, mais recentemente, com a viabilização do uso das tecnologias móveis sem fio as atividades de educação a distância têm contribuído para a implantação das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. O objetivo do artigo é discutir como as tecnologias e os recursos de educação a distância auxiliaram no desenvolvimento das metodologias ativas, e como essas metodologias foram usadas na disciplina CS106 - Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Desenvolvimento de Produtos em Midialogia, ministrada no período de 2007 a 2016, como parte do curso de Comunicação Social – Midialogia. Para o estudo das atividades realizadas nas disciplinas foi utilizado o método documental, baseado em registros dos trabalhos dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados mostram que as metodologias ativas usadas foram a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida; e que a produção dos alunos, bem como o aproveitamento deles, podem ser considerados de boa qualidade. Além disso, a evasão e a reprovação na disciplina foram praticamente inexistentes.

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Biografía del autor/a

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas, Brasil.

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Publicado

2019-02-21

Cómo citar

VALENTE, J. A. TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR : USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 97–113, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9871. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9871. Acesso em: 17 jul. 2024.