PESSOAS DIVERSAS EM CONDIÇÕES ADVERSAS: A POTENCIALIDADE DA COMUNIDADE AMPLIADA DE PESQUISA NO COLETIVO SEM-TETO / Diverse people in adverse conditions: the potentiality of the enlarged research community in the homeless colective

Auteurs

  • Patricia Tomimura
  • Hélder Pordeus Muniz UFF

Mots-clés :

Ocupação, Movimentos sociais, Psicologia do Trabalho

Résumé

Este trabalho tem como objetivo compreender a Comunidade Ampliada de Pesquisa (CAP) e seus pressupostos epistemológicos, como o Dispositivo de Três Polos, enquanto auxiliares do desenvolvimento do poder de ação dos coletivos de ocupações do movimento dos sem-teto. Essa questão central foi investigada através da pesquisa bibliográfica e pela pesquisa participante da autora, que foi utilizada como pano de fundo. Estabeleceu-se um fio condutor que ligava os movimentos sociais e os estudos da atividade: a questão da experiência. Essa questão mostra a importância do saber advindo da experiência como algo que nos afeta, deixa marcas e produz certo tipo de conhecimento. O trabalho nas ocupações deve se basear na colaboração entre a experiência dos ocupantes e o conhecimento formal dos apoiadores, na construção de dispositivos de produção de conhecimento e transformação: as CAPs. Importa criar um diálogo fecundo entre os polos do conhecimento técnico e do saber da experiência como base da relação que pode gerar um processo de formação política, em condições como um coletivo de ocupações de sem-teto.

Biographies des auteurs

  • Patricia Tomimura
    Mestrado em Estudos da Subjetividade pela UFF, Graduação em Psicologia pela UERJ. E-mail: .
  • Hélder Pordeus Muniz, UFF
    Pós-doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela UERJ, Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela UFPB. Professor Associado do Departamento de Psicologia da UFF.

Téléchargements

Publiée

2013-02-21

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Comment citer

PESSOAS DIVERSAS EM CONDIÇÕES ADVERSAS: A POTENCIALIDADE DA COMUNIDADE AMPLIADA DE PESQUISA NO COLETIVO SEM-TETO / Diverse people in adverse conditions: the potentiality of the enlarged research community in the homeless colective. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 95–105, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8711. Acesso em: 19 déc. 2024.

Articles similaires

1-10 sur 376

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.