Conhecimento sobre riscos ergonômicos e distúrbios musculosqueléticos relacionados ao trabalho em trabalhadores de instituição de ensino superior pública do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.45438Palavras-chave:
Ergonomia, Absenteísmo, Transtornos Traumáticos CumulativosResumo
Objetivos: Investigar o conhecimento sobre riscos ergonômicos e Distúrbios Ocupacionais Relacionados ao Trabalho (DORT) entre trabalhadores de uma instituição pública de ensino superior (IESp) no Brasil. Métodos: Um questionário online desenvolvido pelos autores foi enviado em um esquema de amostragem bola de neve para funcionários administrativos de um IESp em Seropédica, RJ (Brasil). O questionário continha questões sobre o nível de conhecimento sobre riscos ergonômicos; móveis e equipamentos ergonômicos; desconforto e dor durante o trabalho; as partes do corpo mais afetadas; e acesso a informações sobre riscos ergonômicos. Resultados: Dos 78 entrevistados, 86% relataram ter ouvido falar sobre os riscos ergonômicos e 67% relataram saber o que são, mas apenas 60% dos entrevistados conseguem identificar os riscos ergonômicos. Cerca de 87% acreditam que os riscos ergonômicos afetam sua saúde, mas 59% relataram que nunca falaram com eles em seu local de trabalho face a face. A maioria dos entrevistados (87%) também reconheceu que o acesso às informações pode permitir a identificação de riscos ergonômicos para acionar o setor responsável quando necessário. Quase todos os entrevistados (96%) gostariam de receber informações sobre riscos ergonômicos. Conclusões: Este estudo revelou uma lacuna preocupante no conhecimento sobre riscos ergonômicos e prevenção de DORT entre trabalhadores de pHEI no Brasil. Estas conclusões destacam as limitações das atuais estratégias de prevenção, ao mesmo tempo que reforçam a necessidade do envolvimento dos trabalhadores nas avaliações ergonómicas. No contexto das pHEI, devem ser incentivados programas educativos que capacitem os trabalhadores para identificar e abordar os riscos ergonómicos.
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