A EDUCAÇÃO E O MOVIMENTO POPULAR DO 25 DE ABRIL / The education and the popular movement of the 25 of april
Palavras-chave:
trabalho e educação, emanciação social, heteronomia, autonomiaResumo
O artigo pretende esboçar um questionamento que permita relacionar a educação, o trabalho e a emancipação social, equacionando de forma crítica o papel e a natureza do Estado. O questionamento teórico será marcado pela centralidade da oposição entre os conceitos de “heteronomia” e “autonomia”, para elucidar a relação entre movimentos sociais e processos de “criação” e aprendizagens coletivas.Downloads
Publicado
2012-05-03
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Como Citar
A EDUCAÇÃO E O MOVIMENTO POPULAR DO 25 DE ABRIL / The education and the popular movement of the 25 of april. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 15–30, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8814. Acesso em: 10 jun. 2025.