Negociando papéis de gênero em comunidades religiosas femininas no século XVII e XVIII: um estudo de caso no Convento La Limpia Concepción, Riobamba, Equador
DOI:
https://doi.org/10.31239/vtg.v11i2.10448Palavras-chave:
gênero, identidade, espiritualidade feminina, Equador, Arqueologia HistóricaResumo
O estudo arqueológico de instituições religiosas femininas nas colônias na América Latina é uma área de estudo pouco desenvolvido que poderia ampliar nosso conhecimento sobre os papéis das mulheres na colonização. Esse artigo discute a arquitetura e a cultura material de um convento feminino La LimpiaConcepción, fundado em 1605 na cidade colonial de Riobamba, Equador, visando examinar as diferentes identidades vividas pelas freiras dentro do convento. Escavações arqueológicas e pesquisas nos acervos históricos mostram que as freiras de véu negro negociavam papéis conflituosos na comunidade religiosa; elas eram pináculos da espiritualidade e feminilidade necessários para cumprir o papel de noiva de Cristo, mas também assumiram papéis vistos como masculinos na sociedade espanhola colonial no gerenciamento do convento. A incorporação da identidade nobre e familiar forneceu uma maneira de negociar o conflito entre os papéis masculinizados e feminilizados dentro do convento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.