A faiança portuguesa entre os séculos XVIII e XIX
DOI:
https://doi.org/10.31239/vtg.v7i2.10608Palavras-chave:
faiança portuguesa, Paço Imperial, arqueologia históricaResumo
A faiança portuguesa é bastante encontrada em sítios históricos a partir do período colonial, mas um utensílio doméstico pouco estudado na arqueologia brasileira. Estando a par dos novos conhecimentos sobre o tema, a partir de recentes estudos da arqueologia portuguesa, um projeto de mestrado foi desenvolvido em torno das faianças oriundas do edifício histórico Paço Imperial (Praça XV de Novembro, centro do Rio de Janero). Foi realizada a identificação cronológica de suas variantes estilísticas, e a síntese de informações de diferentes coleções originadas, tanto de particulares, quanto de sítios arqueológicos. Os resultados informam a produção de faiança portuguesa ao longo de 300 anos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.