Arqueotoxicologia de las cerámicas coloniales: análisis arqueométrico de la utilización del plomo en las cerámicas de Santafé de Bogotá (Colombia)

  • José Leonardo Patiño Romero Fundación Erigaie
Palavras-chave: Arqueometria, vidrado cerâmico com chumbo, Santafé colonial

Resumo

O vidrado cerâmico com chumbo é um elementro frequente nos utensilios domésticos da população colonial "neogranadina", sua presenã em Santafé é igual à de outras cidades do continente, devido à expansão colonial européia a partir do século XVI. A análise que se apresenta aqui corresponde ao estudo arqueométrico feito às cerâmicas de produção "santafereña", para avaliar sua toxicidade em quanto aos níveis de chumbo que puderam lixiviar para os alimentos. A motivação da investigação é a falta de informação existente sobre o tema, a alta representatividade desta cerâmica no registro arqueológico histórico e a toxicidade que representa o chumbo para o ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-31
Como Citar
Romero, J. L. P. (2013). Arqueotoxicologia de las cerámicas coloniales: análisis arqueométrico de la utilización del plomo en las cerámicas de Santafé de Bogotá (Colombia). Vestígios - Revista Latino-Americana De Arqueologia Histórica, 7(2), 149-173. https://doi.org/10.31239/vtg.v7i2.10609
Seção
Artigos